Perguntas Frequentes

Um cirurgião de cabeça e pescoço é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças e tumores que afetam essas regiões, incluindo a glândula tireoide, garganta, boca, glândulas salivares e pele.

As principais cirurgias incluem a remoção de tumores de cabeça e pescoço… com uso de pinças coaguladoras, laser, robô, endoscópica, minimamente invasiva, sialoendoscopia, ablação por radiofrequencia e reconstrução.
Você deve procurar um especialista se tiver sintomas persistentes como caroços no pescoço, dificuldade para engolir, rouquidão, ou alterações na voz, ferida na boca ou pele que não cicatrize em 15 dias ou se for diagnosticado com condições que afetam a cabeça e o pescoço.
O diagnóstico de câncer é realizado somente através da biópsia do tumor, porém, a história clínica, o exame físico e exames de imagem são muito sugestivos.

Os riscos podem incluir infecção, sangramento, alterações na voz, dificuldade para engolir, e danos a nervos, dependendo do tipo de cirurgia.

A recuperação varia de acordo com o tipo de cirurgia, mas geralmente inclui repouso, acompanhamento médico regular, e pode necessitar de fisioterapia e fonoaudiologia.

Depende a localização e extensão da doença, porém, há possibilidade de colocar a incisão em regiões que escondem ou tornam menos aparente. Há tratamento e vias de acesso alternativas (minimamente invasivas). Todavia, lembre-se que quando se lida com câncer a cura é o objetivo principal.